Itens individuais

O Boi-Bumbá Mangangá, Agremiação Folclórica oriunda do Bairro Javarizinho ( Cohaban) no município de Benjamin Constant - Amazonas. Primeiro Boi de pano do mesmo, dando origem a algumas figuras e tradições ao Festival Folclórico Benjaminense. Em questão de itens, como por exemplo; Rainha da Marujada, índia Branca e Morena Bela, são destaques não semelhantes a festivais de Boi-bumbá de outros municípios. 

 
Rainha da Marujada - A bela índia dançarina que conduz a Marujada na cadencia dos Tambores e das caixinhas, um destaque que não concorre a ponto no quadro geral de notas, mas é obrigatório a presença na arena.
 Atual Rainha da Marujada Thaína Barbosa

Índia Branca - A índia dançarina com a pele branca, representa a miscigenação nos tempos coloniais em que os portugueses se relacionavam com as índias. Deve possuir sincronismo com a toada, leveza e beleza sem muito luxo e indumentária. Um destaque que não concorre a ponto no quadro geral de notas, mas é obrigatório a presença na arena.
 Atual índia Branca - Thaís Freitas

 Morena Bela - Índia da pele morena, com uma beleza diferenciada das outras indígenas, deve possuir garra e beleza sem necessariamente de indumentária para evolução. Um destaque que não concorre a ponto no quadro geral de notas, mas é obrigatório a presença na arena.
 
 Atual Morena Bela - Carla Diana Brasil
 
Pai Francisco e Mãe Catarina: Ambos - como conta a história do Boi-Bumbá - escravos do dono da Fazenda, no qual  a escrava Catirina (ou Catarina), grávida, que pede ao marido Chico (ou Pai Francisco) para comer língua de boi. O escravo atende ao desejo da esposa, matando o boi, e sendo preso a mando do dono da fazenda. Com a ajuda de curandeiros, o boi é então ressuscitado (fonte: wikipedia) destaque que não concorre a ponto no quadro geral de notas, mas é obrigatório a presença na arena.




  1. Itens individuais que concorrem a ponto
Item 1 - Apresentador -Marca o centro do espetáculo, conduzindo o tema com sua voz. Precisa ter afinação, dicção, timbre e técnica de canto (fonte:Wikipédia)
Atual Apresentador - Jota Ferreira



Item 2 - Levantador de ToadasApós o apresentador, o elemento seguinte é o levantador de toadas, que precede à batucada. Todas as músicas que fazem a trilha sonora das apresentações são interpretadas pelo levantador de toadas. Trata-se de uma figura importante, já que a técnica, a força e a beleza de sua interpretação não só valem pontos como ajudam a trazer à tona a emoção dos brincantes.(fonte:Wikipédia)

Atual levantador de toadas - Edvaldo Fortes



 Item 5 - Porta Estandarte - Representa o símbolo do Boi em movimento. Ela deverá ter garra, desenvoltura, elegância, alegria, sincronia de movimentos entre o bailado e o estandarte.(Fonte: Wikipédia)
 Atual Porta Estandarte - Kedla Symone



Item 6 - Amo do  Boi -  O Amo do Boi, com seu jeito caboclo, exalta a originalidade e a tradição do nosso folclore, fazendo soar o berrante e tirando o verso em grande estilo. É a chamada do Boi, que vem para bailar.(fonte: Wikipédia)

Atual Amo do Boi - Frankson Bindá





  Item 7 - Sinhazinha da Fazenda - É a filha do dono da fazenda. Precisa ter graça, desenvoltura, simplicidade, alegria, saudando o boi e do público.(fonte:Wikipédia)
Atual Sinhazinha - Crystie Silva 


Item 8 - Rainha do Folclore - Representa a expressão do poder, pela manifestação popular. Deve possuir graça, movimentos com desenvoltura, incorporação, indumentária.(Wikipédia)
 
 Atual Rainha - Maíra de Paula


 Item 9 - Cunhã Poranga -  Representa a moça bonita, uma sacerdotisa, guerreira e guardiã. Expressa a força através da beleza. Deve possuir desenvoltura e incorporar a personagem. É a índia mais bela do Festival!(Wikipédia)
Atual Cunhã - Maria Luíza


Item 10 - Boi-Bumbá Evolução -  É o símbolo da manifestação popular. Motivo e razão de ser do festival. Deve ter geometria idêntica, leveza, alegria, evolução, encenação, coreografia e movimentos de um boi real. O ser que comanda estes movimentos é chamado de tripa do boi.(Wikipédia)
atual tripa - "Ponka"


Item 12 - Pajé - O curandeiro, poderoso xamã, é o principal no ritual, considerado ponto culminante do Festival, o pajé incorpora os seres da natureza invocando almas e espantando o mal da aldeia. Suas indumentárias são as mais curiosas e detalhistas, não é necessário a dança tradicional em sua evolução, o pajé pode usar artifícios como maracas e fogos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário